sábado, 15 de janeiro de 2011

Tragédias '' Naturais ''



Todo início de ano, a cena se repete: Chuva faz vítimas em todos os lugares do país. Porém dessa vez decidi falar sobre o assunto, que até o momento desse texto, matou 548 pessoas só na região serrana do Rio de Janeiro.

Acompanhando diariamente as noticias, podemos ver que autoridades “culpam” as pessoas que estão cada vez mais construindo suas residências em lugares inadequados, o que eleva os números de vitimas fatais. Porém, a realidade é outra, e está explicita para qualquer um. As pessoas que moram nos tais pontos inadequados, não têm uma condição financeira que as permitem morar em outro local, e entre as opções de morar na rua, ou em uma casa mesmo que em situação de risco, a preferência será a casa.

Num piscar de olhos, lá de cima vem a avalanche, levando tudo o que estiver em sua frente; afetando casas, carros, vias públicas e até vidas, esse é o poder de destruição da água. Porém , usarei essa água no sentido figurado para tentar encontrar uma das possíveis soluções para amenizar tragédias anunciadas como essa.

Justamente por serem tragédias anunciadas, todos nós sabemos quando poderá acontecer, incluindo políticos, que em sua maioria não se preocupa com a situação dos moradores. Mas essa água que é capaz de tanta destruição, não seria capaz de abalar as construções de políticos denominadas como irresponsabilidade social. Corrupção, egoísmo, avareza e insensibilidade? Talvez se isso fosse possível, as pessoas seriam vistas por eles como seres humanos, de direitos e deveres iguais aos deles, e não como um eleitor que é lembrado apenas de 4 em 4 anos, e iludidos com propostas.

Se o que fosse levado pelas tragédias fossem apenas casas e automóveis, claro que seria difícil começar praticamente uma nova vida para readquirir seus bens materiais, mas como fica a situação de amigos e familiares das 548 pessoas mortas? Não é começar do zero, é começar abaixo disso, superar traumas psicológicos, financeiros e espiritual é muito mais difícil.

Dessa forma , faço um apelo aos políticos ; que eles se lembrem , que antes de autoridades, eles são humanos que poderiam evitar a morte de outros com um pouco mais de competência, um pouco mais de responsabilidade, um pouco mais de sensibilidade.

Com tudo isso, ainda me resta uma dúvida : Políticos podem evitar tamanha destruição, e não usam esse poder. Seria certo chamar tudo isso de “Tragédia Natural” ou o correto seria “Descaso com a população” ?


MENOS DISCURSOS , MAIS AÇÕES!
Promessas não amenizarão a dor de familiares, mas ações podem ajudar um novo começo.

Minhas condolências à familiares e amigos das vitimas das tragédias “Naturais”

Nenhum comentário:

Postar um comentário